sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Tem muita gente sem noção

Lendo hoje a coluna do Ancelmo no jornal O Globo, deparei-me com a foto de um carro parado em cima de uma calçada obstruindo a passagem de pedestres.
O que me chamou a atenção, não foi a foto em si pois já é corriqueira a desobediência da lei, mas pelo texto "cariocamente parado". Eu diria " brasileiramente parado".
Mais um exemplo de desordem urbana que acontece neste país, onde ninguém respeita o direito do outro mas quer ter o seu direito respeitado.
Mas para gente sem noção é assim que funciona. O que importa é o meu prazer aqui e agora.
Lidamos diariamente com gente que põe o próprio prazer acima de qualquer regra de convivência em sociedade.
É o mito da irrevêrencia brasileira levada ao paroxismo da inconsequência.
É gente que "costura" no trânsito, estaciona em fila dupla, fala alto no restaurante, grita com garçon, joga latas e cigarros pela janela. Pequenos e grandes atos de ego-descontrolado do cotidiano que estão na base da pirâmide da violência. O que nos salva disso tudo é chegar em casa, fechar a porta e ter um mundo protegido da barbárie urbana.
Relembrando passagem de um livro do antropólogo Roberto DaMatta, conclui-se que a questão do Brasil é que as pessoas agem na rua como se estivessem em casa e agem na casa alheia como se estivessem na rua. Isto é na própria casa.
E convidar amigos significa trazê-los para essa proteção. Mas eis que surgem pessoas que levam para dentro da casa dos outros esse mesmo espírito de inconsequência, do próprio prazer que é o único que é relevante, sem se importar se isso vai constranger ou ofender o anfitrião.
É o maximo da falta de noção, levar o estacionamento em cima da calçada para dentro de uma casa para a qual foi convidado.
Quando a falta de senso de noção chega ao ponto do desrespeito a quem o acolhe, termina em tragédia. Acho mesmo que já terminou.
O que vemos é uma classe média de égolatras inconsequentes, e o resultado está aí. Basta olhar para ver.Pessoas que não tem a menor consciência dos danos que causam aos outros.
Como diz o velho ditado" costume de casa vai a praça". E isso infelizmente o brasileiro também vem fazendo no exterior denegrindo ainda mais a nossa já denegrida nacionalidade.

Nenhum comentário: