quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Ordem e Progresso

O Brasil está tão bagunçado e desorganizado que o povo tem receio de exercer os seus direitos , não sabendo ao certo o que pode ou não ser feito, o que contribui para aumentar ainda mais a desordem urbana que se instalou definitivamente no país.
Falta tudo para que o Brasil seja realmente uma nação de fato e de direito, falta educação, respeito pelos idosos, ética na política, respeito pelos aposentados, planejamento social, credibilidade no judiciário, no legislativo, no executivo, na polícia e em todos os orgãos públicos, enfim parece a casa da mãe Joana...Onde todos mandam e ninguém obedece .
O que Ordem e Progresso tem a ver com isso? Não há o menor simbolismo e nem patriotismo nessa frase. Essas duas palavras que estão em nossa bandeira deveriam ser retiradas. Por que? Porque não existe Ordem no Brasil e o Progresso é curto. Desde o seu descobrimento diz-se que o Brasil é o país do futuro, futuro que não há, progresso que não existe, a não ser para os bolsos dos espertos que sempre estão no poder, usufruindo dele em causa própria.
Não há progresso na educação pois somos o país com o maior número de analfabetos. em proporção ao seu tamanho.
Não há democracia, o voto é obrigatório e na últimas eleições para prefeito do Rio de Janeiro manipulou-se um feriado, com o famigerado jeitinho brasileiro, para que muitos que já haviam praticamente declarado o seu voto para a oposição, a classe média alta, fosse aproveitar o fim de semana prolongado, e assim não votaram no único candidato que teria condição de fazer mudanças nesse cenário macabro que é o Rio de Janeiro. Mas isso não interessava ao governador que também reza na mesma cartilha do presidente.
Mas se existisse espírito cívico de verdade, consciência política, cidadania, eleitores não deixariam de votar. Em troca de um feriadinho, vamos amargar mais quatro anos de desordem e violência. Pode um governo cobrar da população leis que ele mesmo desobedece?
O próprio Estado torna difícil para a população seguir as leis, quando deixam as vias de trânsito sem sinalização, sem asfalto, quando veículos oficiais estacionam em cima das calçadas impedindo a pasagem de pedestres, quando não fazem rampas para deficientes, quando não tem hospitais da rede pública, quando não tem transporte de massa, quando os fiscais e policiais recebem propinas para não lavrar multas, quando permite a suprema inversão de valores, onde bandidos mandam mais que a polícia
Poderia relatar uma infinidades de falhas do Estado que não cumpre as leis, mas exige que o cidadão de bem o faça.
País que não tem ética, país onde ser honesto é ser idiota. Todo progresso que o Brasil conseguiu foi ser visto no exterior como a república das bananas.
Tirem do nosso lindo pendão da esperança as palavras Ordem e Progresso. Será menos vergonhoso para todos nós pois a bandeira do Brasil já deixou há tempos de ser o símbolo augusto da paz.


Nenhum comentário: