terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Beber Socialmente

No fim do feriadão acabo de assistir o noticiário, e fico surpresa com uma terrível estatística, comprovando que no Brasil 59 pessoas morrem por dia vítima do álcool. Uma coisa é certa:os jovens estão bebendo cada vez mais. Embora fatores como a pressão da mídia, pressão dos amigos, baixo custo e facilidade para adquirir bebidas tenham influencia no aumento do consumo, outros motivos podem ser destacados.
Beber socialmente desinibe e permite conversar mais. Mas beber em excesso faz esquecer, anestesia e isola. O jovem de hoje bebe para esquecer as frustrações, pois não sabe como lidar com elas. Muitas vezes os pais não tiveram tempo ou paciência para lhes ensinar que problema se resolve aos poucos, através de várias tentativas, e não magicamente através do falso e traiçoeiro prazer que o álcool proporciona.
Em grupo, o álcool também adquire um significado ritualístico. Ao longo da História, ele sempre esteve associado a comemorações festivas. Desta forma, para o adolescente que está iniciando sua relação grupal e buscando aceitação, o álcool se torna o passaporte da entrada na turma. Todos bebem, se ele não beber está fora.
O vício está ligado a fatores hereditários e tendências pessoais, mas é impossível identificar com antecedência qual o jovem que conseguirá se controlar na dosagem e frequência do consumo, e qual o que cairá na compulsão. Assim, mesmo que quase todos os jovens, em princípio, pensem que conseguirão parar de beber quando quiserem, alguns não conseguirão. Para estes o inocente "beber socialmente" pode se transformar rapidamente em vício. Principalmente se junto com uma tendência orgânica ele apresentar baixa auto estima e problemas familiares.
A grande desvantagem do álcool com relação às outras drogas é que ele é lícito..... E por mais que se faça campanhas preventivas, as grandes indústrias que o vendem ainda detem o poder econômico e a força de colocá-lo no mercado em larga escala. E não há quem segure o poder do dinheiro numa sociedade capitalista. Enquanto isso não mudar, teremos cada vez mais jovens morrendo e tirando vidas inocentes

Nenhum comentário: