quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Civilidade

Sábado dia 10/10 fui ver a fantástica exposição Corpo Humano - real e fascinante - que finalmente veio para o Rio de Janeiro no Museu Histórico Nacional. Quanto a mostra , só elogios, pois foi muito além das expectativas. Porém o que realmente me surprendeu foi o comportamento de alguns visitantes acompanhados dos seus respectivos familiares.
Primeiro, pela ignorância em relação ao seu próprio corpo. Segundo, parecia que nunca foram , viram ou assistiram uma exposição, mostra ou algo do gênero. Não estavam familiarizados em apreciar coisa tão bela e educativa.
Estou falando não só das crianças, mas também dos adolescentes e principalmente dos adultos. Logo se vê que alguns brasileiros não estão acostumados a nada mais sério além de futebol, samba e cerveja. Penso que não é programa para criança de colo, que tudo mexe e quer pegar e ainda os próprios pais que não têm educação pra si e muito menos ensinaram seus filhos a se comportar em local público, fazem da rua a sua casa.Não adianta falar de respeito, se desrespeitamos a quem nos rodeia, isso vai dos empregados ao parceiro ou parceira, passando pelos filhos, é claro.
Os pais são o primeiro modelo que as crianças recebem e assimilam, e isso passa pelos poros, pelas palavras, pelo silêncio, pela omissão e pelas posturas. Alguns pais entendem que liberdade se confunde com amor e permitem absolutamente tudo.
Penso que isso é despreparo e comodidade, é quer estar em paz com sua consciência, ou seja , se não deu certo , a culpa não é minha, é sempre do outro. Moral todos devemos ter, diferente de moralismo..
O que vi na exibição foram pais incentivando filhos a desrespeitarem placas, normas e seguranças que diziam que era proibido fotografar. Vi vários menores fotografando, acobertados por pais, ora ele ora ela, fazendo ¨paredinha¨, para que depois nos condomínios ou escolas se gabasse de ter sido o mais esperto de todos, que conseguiu mesmo com proibição a foto do ano.
Lamentável! Triste país em que educadores ensinam filhos a burlar as leis já tão cedo...
Todos gostam de falar que estão educando bem os filhos, dando-lhe exemplo de trabalho, de moral, decência, ética, justiça, valores etc. Diante de tal episódio encerra-se toda a conversa sobre justiça e valores, porque tudo ainda começa em casa e bem antes da escola.
Tem gente fazendo discurso pela ordem e reclamando em nome dos outros, mas mantém a própria vida desarrumada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem falado! Infelizmente é nossa verdade crua e nua. Que raiva que me dá dessa "gentinha" metidos a espertos. É uma pena! Principalmente para os cariocas. Fui ver essa exposição em SP e não vi esse tipo de atitude. Todos(inclusive as crianças) estavam bem "comportados".